Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Bom Retiro do Sul elabora programa para ampliar a oferta de esportes

Foto: Ascom / BRS

A Secretaria de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura vai ampliar as atividades esportivas oferecidas pelo município. Conforme o coordenador de esportes, Emerson Gaspar, o objetivo é oferecer à comunidade práticas nas diversas áreas.

“O futebol é muito forte em todos os lugares. Faz parte da nossa cultura. Precisamos atender e qualificar esta demanda. Mas nosso projeto contempla oficinas e campeonatos que fogem do tradicional. Quanto mais abrirmos o leque de atividades propostas, mais pessoas conseguimos atender e incluir”, aponta Gaspar.

O projeto Esporte em Ação inicia 11 de março, com a retomada, após dez anos, dos Jogos de Verão. O campeonato traz disputas de vôlei, futevôlei e futebol de areia, em mais de dez categorias. Os jogos ocorrem no Parque Pôr do Sol.

Ao longo do ano, novas atividades são organizadas pela coordenação. Emerson cita o Torneio Municipal de Tênis de Mesa, volta do Interbairros, Torneio 1×1, Oficina de Atletismo e de vôlei, e o Municipal de Vôlei de Quadra e Basquetebol.

Todas atividades novas ou que estão há anos ocorrer no município. “Incluímos todas essas propostas dentro de um mesmo projeto. Esporte em Ação. Vamos movimentar o setor e mostrar as diferentes facetas que o esporte oferece”, aponta o coordenador.

Manter e qualificar

As escolinhas de futebol e as oficinas voltdas à prática de atividade física à terceira idade serão retomadas ainda neste mês. O objetivo é qualificar os serviços.

Gaspar afirma que as escolinhas precisam oferecer às crianças a oportunidade de participarem de competições fora do município e serem vistos no Vale e em outras regiões.

O estudante Bruno Amado, de 12 anos, se diz empolgado com a retomada da escolinha. “Aqui a gente aprende muita coisa. Evolui. O meu sonho é ser jogador de futebol. E este projeto me ajuda a ficar mais perto deste sonho”, ressalta.

Terezinha Cardoso, integrante de um dos grupos atendidos pelo projeto voltado à terceira idade, fala que as atividades vão além do físico. “As oficinas ajudam muito no mental, no espiritual da gente. Estar junto dos amigos, se exercitar, se divertir, nos rejuvenesce”.

Para este projeto, o foco é qualificar os materiais e atividades propostas aos grupos, conforme Emerson.

Municipal Amador

Na quarta-feira, 26, ocorre a abertura do Municipal de Bom Retiro do Sul. Os jogos iniciam dia 2. Neste ano, cinco equipes participam – Aecosajo, Bragantino, Grêmio da Beira do Rio, e os novos times: Lesionados e Limitados. Os jogos ocorrem apenas na categoria titular.

O Municipal reduziu a quantidade de jogadores de fora que podem entrar em campo para três com o intuito de valorizar os jogadores locais. Outra novidade é o cartão solidário: ateltas punidos terão de doar alimentos não perecíveis ao Cras.

Perfil do coordenador

Emerson Gaspar é ex-atleta profissional e jogou em clubes como Lajeadense, Tubarão, Novo Hamburgo São Borja, Comercial de Mato Grosso do Sul.

Com o retorno a Bom Retiro do Sul, Emerson estudou Educação Física onde já atuou como responsável pelas escolinhas municipais e pelas oficinas com a terceira idade.

Ele reforça que as suas experiências profissionais dão a ele a condição de atender e coordenar o setor. “Trabalhar diretamente com as pessoas e saber a força do sonho desses meninos é fundamental para guiar este projeto a partir de agora”, finaliza Gaspar.

 

Ascom BRS

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também