Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 31 de março de 2025

Bebê vítima de tráfico humano é repatriado de Portugal pela Polícia Federal

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) concluiu nesta segunda-feira, dia 24, a Operação Pérola, que possibilitou o retorno ao Brasil de um bebê levado ilegalmente para Portugal no final de 2023. A criança foi vítima de tráfico humano e sua repatriação foi resultado de uma ação coordenada entre autoridades brasileiras e portuguesas.

As investigações, conduzidas pela Delegacia da PF em Campinas (SP), tiveram início após uma solicitação da Promotoria de Justiça de Valinhos, município do interior paulista. Em colaboração com a Polícia Judiciária de Portugal, o bebê foi localizado na região de Porto e, inicialmente, encaminhado à Assistência Social do país. Ele permaneceu sob os cuidados de uma família acolhedora até a confirmação de que não se tratava de uma criança portuguesa, uma vez que seus registros haviam sido adulterados para ocultar sua verdadeira nacionalidade e local de nascimento.

Com a identidade confirmada e a intervenção do Ministério Público Federal de Campinas, agentes da PF viajaram até Portugal para trazer a criança de volta ao Brasil. Agora, com um ano e quatro meses de idade, o bebê está sob os cuidados de uma instituição brasileira. Além disso, as famílias que o acolheram tanto em Portugal quanto no Brasil seguem em contato, compartilhando informações para garantir sua adaptação.

O processo de repatriação seguiu os princípios estabelecidos pelo Protocolo de Palermo, tratado internacional de 2004 voltado ao combate ao tráfico de pessoas. Em nota, a PF destacou que a operação representa o êxito da cooperação internacional e simboliza uma nova oportunidade para a criança. “Seu retorno ao Brasil reforça a importância da união entre os órgãos envolvidos e a esperança de um futuro seguro e protegido, marcado pelo acolhimento e pela reconstrução”, concluiu o comunicado.

Agência Brasil
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também