MetSul descarta risco de enchentes como as de 2024 neste outono
- porJuliano Beppler da Silva
- 24 de março de 2025
- 1 semana

Foto: Juliano Beppler
A MetSul Meteorologia afirma que o outono de 2025 apresenta condições climáticas muito diferentes das que antecederam as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. Embora as duas maiores enchentes do estado, em 1941 e 2024, tenham ocorrido em maio e sob a influência do El Niño, este ano o fenômeno não está presente. Atualmente, o Pacífico Equatorial está em transição de La Niña para um estado neutro, com temperaturas muito diferentes das do ano passado, quando o oceano estava significativamente mais quente.
Além do Pacífico, o Atlântico também teve um papel importante na tragédia de 2024, pois apresentava temperaturas excepcionalmente altas, favorecendo chuvas intensas. Neste ano, a situação é oposta: o Atlântico Tropical está bem mais frio em comparação com março e abril do ano passado, reduzindo a chance de precipitações extremas.
A MetSul ressalta que enchentes podem ocorrer independentemente da fase do Pacífico, mas o risco aumenta consideravelmente em períodos de El Niño, o que não se verifica atualmente. Além disso, o aquecimento global segue influenciando o clima, mas os primeiros meses de 2025 mostram temperaturas um pouco menores do que em 2024.
Dessa forma, o cenário atmosférico e oceânico deste outono não se assemelha ao de 2024, tornando muito menos provável a repetição de um evento extremo como o registrado no ano passado.
MetSul
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Termina hoje o prazo para pagamento antecipado do IPVA 2025 com descontos
- 31 de março de 2025
- 2 dias
Frente fria pode provocar chuva volumosa e alagamentos no RS, alerta MetSul
- 31 de março de 2025
- 2 dias
Calor intenso e chegada de frente fria marcam a segunda-feira no Rio Grande do Sul
- 31 de março de 2025
- 2 dias
Ainda não há comentários