Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 12 de abril de 2025

Bom Retiro do Sul organiza estratégia para atingir a meta de vacinação contra a gripe

Foto: ASCOM/BRS

Imunizar ao menos 90% do público-alvo da estratégia de vacinação contra a gripe é o objetivo da Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul. Para isso, o município traça um plano de ação nas três unidades de saúde.

O Posto Central fica responsável pela vacinação de gestantes e crianças entre seis meses a seis anos. As unidades de saúde dos bairros San Diego e São Francisco atendem o restante do público-alvo. O horário de atendimento da vacinação é das 8h às 11h30 e das 13 às 16h30.

A enfermeira responsável pelo Posto Central, Ana Paula Delwing, o objetivo em reservar um espaço exclusivo a crianças e gestantes foi proporcionar um melhor acolhimento e otimizar o tempo de espera. “As três unidades de saúde ficam em uma rota de menos de dois quilômetros. Essa proximidade nos ajuda a dividir o fluxo e setorizar os atendimentos”, explica.

Conforme Ana Paula, a vacinação será levada às unidades de saúde do interior, nas localidades de Faxinal do Silva Jorge e Pinhal, nos dias que já tem atendimento médico. No Pinhal nas terças e no Faxinal todas as quintas-feiras.
O município vai promover o Dia D de Vacinação em um sábado do mês de maio e traça planos de atuação ao longo do ano para atingir a meta de 90% de imunização.

Ana Paula coloca que a comunidade deve ficar tranquila em relação a efetividade da vacina. “A vacina da gripe é feita por vírus inativados. Ela não induz o desenvolvimento da infecção. A vacina ajuda o sistema imunológico a se desenvolver e identificar eventualmente o vírus influenza quando a pessoa entrar em contato com ele no dia a dia”, relata.

Além dos atendimentos nos postos, a enfermeira diz que pessoas com dificuldade de locomoção podem entrar em contato ou com as unidades de saúde para que os profissionais se desloquem até a residência. “As nossas equipes estão prontas para atender o público-alvo da melhor maneira possível”, reforça.

Cuidar de si, para cuidar do outro

A agente de saúde Lisete Junqueira (62) faz parte do público-alvo. Ela afirma que todos os anos faz a vacina para se prevenir à gripe. A agente conta que durante muitos anos, antes de aplicar a imunização, precisava internar por conta da gripe. “Eu sofria muito com a gripe. Por causa da infecção eu tinha crises de asma direto. Precisava internar e tudo. Desde que faço a vacina, nunca mais precisei ir ao hospital por causa de gripe”, conta.

Lisete frisa que como atua como agente de saúde é fundamental cuidar de si. “O nosso trabalho enquanto agente de saúde é ajudar a comunidade a se prevenir. Não tem nada mais incentivador do que o exemplo. Sempre uso isso nas abordagens na localidade que atuo”.

Público alvo

Idosos com 60 anos e mais
Crianças (6 meses a ‹ de 6 anos)
Gestantes
Puérperas
Povos indígenas
Quilombolas
Pessoas em Situação de Rua
Trabalhadores da saúde
Trabalhadores da educação do ensino básico, médio e superior
Forças de segurança e salvamento
Forças armadas
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso
Trabalhadores portuários
Trabalhadores dos Correios
Funcionários do sistema de privação de liberdade
População privada de liberdade com mais de 18
anos de idade
Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais independente da idade

 

 

Ascom/BRS

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também