Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 3 de maio de 2025

Bom Retiro do Sul promove ação especial de vacinação contra a gripe no dia 10 de maio

Foto: Ascom/BRS

Com o propósito de proteger a população antes da chegada do inverno e alcançar a meta de 90% de imunização entre os grupos prioritários, a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul promove o Dia D de Vacinação contra a Gripe no sábado, 10 de maio. A ação acontecerá das 8h às 16h, sem interrupção ao meio-dia.

A estrutura da rede municipal de saúde foi organizada para facilitar o acesso da população às doses. As três unidades urbanas estão atuando de forma segmentada: o Posto Central atende gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a 6 anos; já os postos dos bairros São Francisco e San Diego imunizam os demais integrantes do público-alvo. As unidades das localidades de Faxinal do Silva Jorge e Pinhal seguem vacinando nos dias de atendimento médico.

Segundo a técnica em enfermagem Tânia Link, essa divisão permite maior agilidade no serviço e conforto aos moradores. “As unidades estão próximas, o que facilita o direcionamento e melhora o atendimento à comunidade”, destaca.

O médico Álvaro Ortigara Maciel reforça a segurança da vacina. “Ela é feita com vírus inativado e não causa gripe. O efeito protetivo começa cerca de 15 dias após a aplicação. Muitos sintomas que surgem depois da vacinação são por infecções que já estavam em incubação”, explica. O profissional também alerta para os riscos da desinformação: “Em caso de dúvida, busque orientação médica. Não se deixe levar por fake news que colocam a saúde em risco.”

Moradora do bairro São Francisco, Maria Terezinha Rodrigues, 57 anos, que convive com hipertensão, compartilha sua experiência. “Desde que comecei a me vacinar, nunca mais tive gripe forte no inverno. Sempre incentivo meus familiares e vizinhos a se protegerem também”, comenta.

Além do Dia D, uma nova ação está marcada para o sábado, 31 de maio, quando o Posto Central abrirá das 8h às 12h para atender a população.

A secretária de Saúde, Andrea Genaro, enfatiza que a vacinação contra a gripe passou a ser rotina, mas ações como essas são reforçadas no período pré-inverno. “Também estamos trabalhando campanhas educativas nas escolas e junto à comunidade para estimular a imunização”, ressalta.

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também