Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Fumaça branca no Vaticano anuncia a escolha do novo líder da Igreja Católica

Foto: Reprodução

O mundo católico volta os olhos para o Vaticano nesta quinta-feira (8), após a tradicional fumaça branca surgir da Capela Sistina, indicando que os cardeais chegaram a um consenso e elegeram o novo papa. A escolha marca o encerramento do segundo dia de conclave, sinalizando o início de um novo capítulo para a Igreja Católica.

Fiéis que se aglomeravam na Praça de São Pedro comemoraram com entusiasmo o sinal visual que há séculos representa a decisão final do colégio de cardeais. A votação secreta, que teve início no dia anterior, foi concluída durante a tarde, após a rodada da manhã não alcançar o quórum necessário.

Ainda não foi revelado qual dos cardeais foi escolhido como o próximo pontífice, tampouco o nome papal que adotará. O anúncio oficial deve ser feito nas próximas horas pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, a partir da sacada central da Basílica de São Pedro. Será ele quem pronunciará a famosa frase “Habemus Papam”, seguida da apresentação do novo líder religioso ao público.

Após sua apresentação, o novo papa deverá proferir uma bênção à multidão reunida na praça. A primeira missa pública do pontífice está prevista para acontecer nos próximos dias, marcando formalmente o início de seu ministério.

Este é o terceiro conclave consecutivo em que um papa é eleito no segundo dia de deliberações. O papa emérito Bento XVI foi escolhido após quatro votações em 2005, e Francisco, em 2013, após cinco rodadas.

A expectativa agora se volta ao anúncio do novo papa, que liderará a Igreja Católica em um momento de grandes desafios internos e globais.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também