INSS retoma concessão de consignados com exigência de biometria digital
- porJuliano Beppler da Silva
- 23 de maio de 2025
- 6 horas

Foto: Divulgação
A partir desta sexta-feira, 23 de maio, aposentados e pensionistas do INSS voltam a ter acesso à contratação de empréstimos consignados, mas com uma nova exigência: o cadastramento da biometria digital na plataforma Meu INSS. A mudança busca garantir maior segurança e evitar fraudes, após denúncias de descontos não autorizados na folha de pagamento.
O serviço estava suspenso desde o dia 8, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), devido a investigações de irregularidades na cobrança de empréstimos e mensalidades associativas. O despacho que autoriza a retomada do serviço foi publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira (19), assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior.
Segundo o documento, a medida é uma forma de avaliar vulnerabilidades nos processos e implementar melhorias. O TCU determinou que autorizações para consignados e descontos em favor de entidades só poderiam ocorrer mediante conferência da assinatura eletrônica e da biometria do beneficiário.
O INSS também reforça que não entra em contato via redes sociais ou aplicativos de mensagens como WhatsApp. Os beneficiários devem utilizar apenas canais oficiais — site, aplicativo Meu INSS ou o telefone 135 — e jamais fornecer dados pessoais, fotos, senhas ou informações bancárias fora desses meios.
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
INSS retoma concessão de consignados com exigência de biometria digital
- 23 de maio de 2025
- 6 horas
Ainda não há comentários