Alerta: Rio Grande do Sul deve enfrentar volumes extremos de chuva nos próximos dias
- porJuliano Beppler da Silva
- 14 de junho de 2025
- 2 meses

Foto: Divulgação
O Rio Grande do Sul se prepara para uma sequência de dias com muita chuva e risco elevado de transtornos. De acordo com a MetSul Meteorologia, o estado entra neste sábado (14) em um período de instabilidade que pode se estender até quinta-feira (20), com dois momentos críticos: o primeiro no fim de semana e o segundo entre terça (17) e quarta-feira (18), quando os volumes previstos de precipitação podem passar dos 100 mm em apenas 24 horas em algumas regiões.
As áreas mais afetadas devem ser o Oeste, Centro e Noroeste gaúcho, embora outras regiões, inclusive a Grande Porto Alegre, também estejam no radar dos alertas. Em muitas cidades, o acumulado previsto para os próximos sete dias pode chegar a até 200% da média histórica de todo o mês de junho. A chuva deve alternar entre moderada e forte intensidade, com tendência de episódios concentrados em curto período, o que aumenta o risco de alagamentos urbanos.
Além dos transtornos imediatos, a elevação dos níveis dos rios é uma preocupação. Rios como Uruguai, Ibicuí, Jacuí, Vacacaí, Vacacaí-Mirim, Ijuí, Ibirapuitã, Quaraí e afluentes do Vale do Rio Pardo devem ser monitorados de perto. Apesar da ausência de consenso entre os modelos meteorológicos sobre quais bacias devem sofrer mais, o alerta é geral: atenção redobrada para comunidades ribeirinhas e áreas com histórico de enchentes.
A segunda-feira (16) pode trazer um breve intervalo de tempo firme em algumas partes do estado, mas a trégua será curta. A MetSul reforça que o cenário ainda está sujeito a atualizações e recomenda o acompanhamento constante das previsões, especialmente para quem mora em áreas de risco.
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil e declara país como ameaça à segurança dos EUA
- 30 de julho de 2025
- 8 minutos
EUA aplicam sanções a Alexandre de Moraes por decisões relacionadas ao 8 de janeiro
- 30 de julho de 2025
- 15 minutos
Quarta-feira será de tempo fechado e queda nas temperaturas no RS
- 23 de julho de 2025
- 1 semana
Ainda não há comentários