Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Nos próximos dias o inverno gaúcho terá virada com temporais e risco de alagamentos

Foto: Divulgação

Após semanas marcadas por frio rigoroso e geadas em diversas regiões, o tempo no Rio Grande do Sul vai virar. A partir deste sábado (15), o Estado deve enfrentar um período prolongado de instabilidade, com previsão de chuva frequente e, em alguns locais, volumes elevados que podem causar transtornos.

Conforme dados do INMET, CEMADEN e SIMAGRO, enquanto cidades da Metade Norte como Redentora (110 mm) e Santo Augusto (87 mm) já registraram chuva significativa em junho, a maior parte da Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul acumulou menos de 1 mm. Em Porto Alegre, os bairros tiveram registros muito baixos: apenas 33 mm no Centro e 17 mm no Navegantes.

O cenário muda no próximo fim de semana com a chegada de áreas de instabilidade vindas da Argentina, provocando pancadas de chuva já no sábado. O domingo será ainda mais instável, com risco de temporais localizados e possível ocorrência de granizo devido ao contraste térmico após o frio intenso.

Os modelos meteorológicos europeu e americano preveem acumulados expressivos até o fim do mês. O europeu é mais agressivo, com até 300 mm em pontos do Sul e Norte gaúcho. Já o modelo americano indica entre 200 e 250 mm. Há previsão de dois eventos de chuva intensa entre os dias 17 e 19, e novamente entre 22 e 24, com tendência de maior impacto na Metade Norte.

O tempo firme deve dar trégua apenas entre os dias 20 e 21, com sol entre nuvens. Mesmo assim, o período de instabilidade segue como marca da segunda metade de junho. A orientação é de atenção a possíveis alertas da Defesa Civil e acompanhamento das atualizações meteorológicas.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também