Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 7 de junho de 2025

RS entra em alerta com alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), aponta Fiocruz

Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul está entre os estados brasileiros com sinal de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o mais recente Boletim InfoGripe divulgado pela Fiocruz. A análise, que abrange as últimas oito semanas, revela que o RS se encontra em nível de alerta, junto a outras 24 unidades da federação.

A Fiocruz destaca a presença crescente de dois vírus: o influenza A, associado principalmente a casos graves em idosos, e o vírus sincicial respiratório (VSR), com maior impacto em crianças pequenas. A mortalidade registrada por SRAG tem sido semelhante entre esses dois grupos, o que acende um sinal de atenção para os serviços de saúde.

Segundo o boletim, o cenário preocupa por abranger tanto regiões metropolitanas quanto o interior dos estados. No caso do RS, os indicadores apontam uma tendência consistente de aumento das internações por complicações respiratórias graves.

Com a chegada do inverno, as autoridades de saúde reforçam o apelo à vacinação contra a gripe, principalmente entre os públicos mais vulneráveis. Também é recomendada a procura por atendimento médico assim que surgirem sintomas como febre alta, tosse persistente e dificuldade para respirar.

A recomendação da Fiocruz é de que municípios redobrem os cuidados, especialmente em locais com grande circulação de pessoas e entre as populações de risco.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também