Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Até quando vai esse frio? Sul do Brasil ainda terá noites congelantes por vários dias

Foto: Divulgação

Após registrar temperaturas históricas nos últimos dias, a grande onda de frio que atinge o Sul do Brasil e países vizinhos começa a perder força, mas ainda não vai embora tão cedo. De acordo com a MetSul Meteorologia, o auge do frio foi entre segunda (1º) e quarta-feira (3), com mínimas que chegaram a -9,1ºC no Rio Grande do Sul e até -9,7ºC em Santa Catarina. Apesar disso, as noites congelantes e as manhãs com geada seguirão presentes nos próximos dias.

A massa de ar polar que trouxe esse frio intenso começa a enfraquecer, mas a atmosfera continuará seca, o que favorece o resfriamento noturno. Isso significa que, até pelo menos a segunda semana de julho, as noites seguirão com temperaturas negativas nas áreas mais altas do Sul, como São José dos Ausentes (RS), Pinheiro Machado (RS), Bom Jardim da Serra (SC) e São Joaquim (SC).

Mesmo sem a presença do ar polar mais forte, o vento calmo e o céu limpo vão manter as condições para formação de geada em diversas regiões. A previsão é de madrugadas geladas com mínimas próximas ou abaixo de 0ºC, e tardes mais amenas, com máximas podendo ultrapassar os 20ºC em algumas cidades.

Outro fenômeno típico deste período será a inversão térmica, que pode gerar grandes diferenças de temperatura entre áreas altas e baixadas, além de nevoeiros frequentes nas manhãs.

Portanto, embora o frio extremo esteja cedendo, o Sul do Brasil ainda terá muitos dias de inverno rigoroso. Agasalho, calefação e atenção com grupos vulneráveis continuam sendo indispensáveis.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também