Defesa de Bolsonaro nega descumprimento de medidas cautelares e pede esclarecimentos ao STF
- porJuliano Beppler da Silva
- 23 de julho de 2025
- 3 meses

Foto: Divulgação
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (22), que ele não violou as medidas cautelares impostas pela Corte. A manifestação foi entregue ao ministro Alexandre de Moraes, que havia dado 24 horas para que Bolsonaro explicasse a publicação de vídeos e entrevistas nas redes sociais após o início das restrições.
Os advogados negam que Bolsonaro tenha feito uso direto ou indireto das mídias sociais e ressaltam que ele não controla o que é postado por terceiros. Ainda, solicitam que Moraes esclareça se a proibição de uso das redes sociais se estende à concessão de entrevistas a veículos de comunicação, cujos trechos possam ser replicados em plataformas digitais.
A polêmica surgiu após a visita de Bolsonaro à Câmara dos Deputados na segunda-feira (21), onde ele exibiu sua tornozeleira eletrônica e deu declarações à imprensa. O conteúdo repercutiu amplamente nas redes sociais e veículos de mídia, o que levou o STF a questionar um possível descumprimento da ordem judicial.
A medida cautelar que proíbe o uso de redes sociais está entre as decisões impostas na última sexta-feira (18), dentro do inquérito que investiga a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em articulações com autoridades dos Estados Unidos. O caso envolve tentativas de desestabilizar instituições brasileiras e travar investigações sobre suposta tentativa de golpe.
Além da proibição de uso de redes sociais — tanto pessoalmente quanto por meio de terceiros — Bolsonaro também está submetido às seguintes restrições:
-
Uso obrigatório de tornozeleira eletrônica;
-
Recolhimento domiciliar noturno e integral em finais de semana e feriados;
-
Proibição de acesso a embaixadas e consulados estrangeiros;
-
Proibição de contato com embaixadores ou autoridades internacionais;
-
Proibição de contato com Eduardo Bolsonaro e demais investigados da suposta trama golpista.
A defesa reiterou que não houve descumprimento e pediu detalhamento dos limites da decisão judicial, a fim de evitar mal-entendidos e futuras penalizações.
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Massa de ar frio avança e provoca queda de temperatura no RS
- byJuliano Beppler da Silva
- 19 de outubro de 2025
Sábado será de instabilidade e queda de temperatura no RS
- byJuliano Beppler da Silva
- 18 de outubro de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Segunda-feira de sol, céu azul e temperaturas amenas no Rio Grande do Sul
- 20 de outubro de 2025
- 11 horas
Bahia atropela o Grêmio e aplica 4 a 0 na Fonte Nova pelo Brasileirão
- 20 de outubro de 2025
- 11 horas
Inter vence o Sport por 2 a 0 e se afasta do Z-4 do Brasileirão
- 20 de outubro de 2025
- 11 horas
Ainda não há comentários