Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Trump taxa o Brasil e Lula promete troco com Lei de Reciprocidade

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quarta-feira (9) que o Brasil responderá com firmeza às tarifas de 50% anunciadas por Donald Trump sobre produtos brasileiros. A medida norte-americana, segundo Lula, será enfrentada com base na recém-sancionada Lei de Reciprocidade Econômica, que autoriza retaliações comerciais contra sanções unilaterais.

Lula destacou que o Brasil é um país soberano, com instituições independentes, e que não aceitará ingerência de outros governos, nem mesmo dos Estados Unidos. Ele rebateu a alegação de Trump de que a relação comercial entre os dois países seria injusta, e afirmou que, nos últimos 15 anos, os EUA acumularam superávit de 410 bilhões de dólares em transações com o Brasil.

Além da resposta econômica, Lula reafirmou que o processo judicial sobre o suposto plano de golpe de Estado envolvendo Jair Bolsonaro é competência exclusiva da Justiça brasileira. “Liberdade de expressão não é licença para agressão”, reforçou, defendendo o endurecimento das regras para plataformas digitais operarem no país.

O presidente norte-americano anunciou a nova tarifa em sua rede social, justificando a medida com críticas ao Supremo Tribunal Federal e à política comercial brasileira. A tarifa contra o Brasil foi a mais alta entre todas as anunciadas por Trump esta semana.

Lula reuniu emergencialmente ministros da Fazenda, Relações Exteriores e Desenvolvimento para articular a reação. A Lei de Reciprocidade prevê desde a imposição de tarifas até a suspensão de concessões e acordos, e exige proporcionalidade nas respostas brasileiras.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também