Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Agosto começa com sol e calor em boa parte do RS, mas com mudanças no tempo ao longo do mês

Foto: Divulgação

O mês de agosto iniciou com um cenário típico da transição entre o inverno e a primavera: frio nas primeiras horas do dia, sol predominando na maior parte do Rio Grande do Sul e, já nesta sexta-feira (1º), temperaturas que devem se aproximar dos 30ºC em algumas regiões.

Segundo a MetSul Meteorologia, o sol aparece em todo o estado, mas com aumento da nebulosidade especialmente nas regiões Oeste e Sul. Nessas áreas, há chance de chuva, principalmente em cidades como Uruguaiana, Livramento, Chuí e Santa Vitória do Palmar. Já no restante do estado, o tempo segue firme, ainda que sem o céu completamente limpo registrado no dia anterior.

Em Porto Alegre, os termômetros oscilam entre 11ºC e 27ºC. Já em Caxias do Sul, a mínima é de 10ºC e a máxima chega a 25ºC. Nos Campos de Cima da Serra, o amanhecer foi gelado, com marcas próximas de 1ºC em São José dos Ausentes. Santa Rosa e Santa Cruz do Sul podem atingir os 29ºC à tarde.

O que esperar de agosto no RS?

Agosto é tradicionalmente o mês mais quente do trimestre de inverno, e também um dos mais imprevisíveis. A MetSul lembra que já foram registradas no mês enchentes históricas, como a de 1965, e até mesmo episódios de neve intensa, como os de 1984 e 2013.

Para este ano, a tendência é de um agosto com forte variabilidade térmica. A previsão indica que as temperaturas devem ficar dentro ou até acima da média histórica em boa parte do estado. No entanto, a instabilidade também deve marcar presença, com risco de temporais, granizo e vendavais – fenômenos comuns nesse período de transição climática.

Embora o mês não deva repetir o frio mais rigoroso de junho e julho, a população deve ficar atenta para mudanças bruscas no tempo, já que massas de ar frio e quente devem se alternar com frequência. A expectativa é de um agosto com mais chuva no Noroeste gaúcho, mas com comportamento irregular no restante do estado.

Agosto é, literalmente, um mês de extremos no clima e de atenção redobrada com as mudanças rápidas de temperatura e condições meteorológicas.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também