Neve cai no Sul do Brasil e marca início de fim de semana gelado
- porJuliano Beppler da Silva
- 9 de agosto de 2025
- 2 meses

Foto: Reprodução MetSul
O sábado (9) começou com um cenário típico de inverno no Sul do Brasil: neve caindo em cidades de maior altitude de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O fenômeno foi observado no final da madrugada e no amanhecer em São Joaquim (SC) e São José dos Ausentes (RS), impulsionado pela chegada de uma intensa massa de ar polar.
A precipitação, inicialmente fraca, atingiu áreas urbanas e pontos mais altos, como o distrito do Cruzeiro, em São Joaquim, a 1.500 metros de altitude. Em São José dos Ausentes, a neve começou por volta das 5h, quando as temperaturas variavam entre 0°C e 2°C. Condições semelhantes foram registradas também na Serra Gaúcha.
Segundo a MetSul Meteorologia, a neve resulta da interação entre a umidade vinda de uma área de baixa pressão no Atlântico e o ar polar de trajetória continental. Além da neve, há possibilidade de chuva congelada e graupel em algumas localidades. As áreas mais propensas ao fenômeno neste sábado são o Planalto Sul Catarinense e os Campos de Cima da Serra, especialmente entre Vacaria, Bom Jesus e Cambará do Sul.
As condições favoráveis à neve devem se manter durante a manhã e parte da tarde. Já no domingo, com a chegada de ar mais seco, o sol deve predominar e o risco de precipitação invernal diminui. Esta é a segunda ocorrência de neve em 2025; a primeira foi registrada em 29 de maio, durante a atuação de um ciclone, e foi considerada a mais intensa desde julho de 2021.
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Segunda-feira de sol, céu azul e temperaturas amenas no Rio Grande do Sul
- byJuliano Beppler da Silva
- 20 de outubro de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Corpo de homem é encontrado com marcas de violência em área rural de Vera Cruz
- 21 de outubro de 2025
- 17 horas
Lula anuncia Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência
- 21 de outubro de 2025
- 18 horas
Massa de ar frio mantém amanhecer gelado, mas sol garante tarde agradável no RS
- 21 de outubro de 2025
- 18 horas
Ainda não há comentários