Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 6 de setembro de 2025

Bom Retiro do Sul retoma Desfile Cívico de 7 de Setembro neste domingo

Foto: Ascom Bom Retiro do Sul / Divulgação

Neste domingo, 7 de setembro, Bom Retiro do Sul volta a realizar o tradicional Desfile Cívico, após um período sem a realização do ato. A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e reúne as 11 escolas da rede municipal, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, além das instituições estaduais Colégio Estadual Jacob Arnt, EEEF Brasília e EEEF Pinhal. Também confirmaram presença a APAE e a Escola Raio de Luz.

A secretária de Educação, Cristiane de Souza, ressalta que o retorno do desfile vai além de uma atividade cultural. “Estamos trazendo de volta uma tradição importante, com o objetivo de despertar o orgulho de ser brasileiro nas nossas crianças e adolescentes. É uma maneira de cultivar valores que andavam adormecidos, como o respeito, o civismo e o sentimento de pertencimento ao nosso país”, destacou.

Outro ponto de destaque é o incentivo à prática de cantar o Hino Nacional nas escolas municipais. Desde o início do ano, os alunos dos anos iniciais da rede municipal têm o hábito de entoar o hino semanalmente, reforçando símbolos nacionais dentro do ambiente escolar.

Para o prefeito Celso Pazuch, essas ações representam um resgate fundamental. “O desfile, o hino, as bandas… tudo isso constrói pertencimento e reforça valores importantes. Queremos que nossas crianças sintam orgulho da sua história e da sua pátria.”

As bandas marciais também prometem emocionar o público. Bom Retiro do Sul conta com três grupos: a da Escola Municipal Anitta Ferreira de Moraes (Faxinal do Silva Jorge), a da Escola Municipal Irmãs Pivatto e a do Colégio Estadual Jacob Arnt. As duas primeiras são coordenadas pelo maestro Mateus Selli, que destaca a dedicação dos estudantes. “São cerca de dois meses de ensaios até o desfile, e os alunos se dedicam com entusiasmo. É uma atividade que envolve disciplina, trabalho em equipe e valorização cultural”, afirmou.

A expectativa da Secretaria de Educação é de grande mobilização da comunidade escolar, famílias e população em geral, reforçando o espírito cívico e comunitário da data.

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também