Governo do RS propõe 14º salário a professores que alcançarem metas de desempenho
- porJuliano Beppler da Silva
- 12 de setembro de 2025
- 5 meses

Foto: Divulgação
O governador Eduardo Leite (PSDB) protocolou nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que busca melhorar os índices da educação pública no Rio Grande do Sul. A principal medida é a criação de um 14º salário para professores e servidores de escolas que alcançarem metas estabelecidas com base nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A proposta, apresentada oficialmente pelo governo há quase dois meses, tramitará em regime de urgência, com prazo máximo de 30 dias até chegar ao plenário. O texto institui o Programa de Reconhecimento da Educação Gaúcha, que também prevê incentivos aos estudantes e inclui automaticamente todas as escolas da rede pública estadual.
De acordo com o projeto, a iniciativa tem como objetivos valorizar os profissionais da educação, elevar a qualidade do ensino, melhorar os resultados de proficiência da rede e estimular a participação das unidades escolares nas avaliações oficiais.
O líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes (PP), destacou que a votação deve ocorrer próximo ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, o que dá caráter simbólico à proposta.
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Forte vento causa destelhamentos e derruba estrutura de depósito em Bom Retiro do Sul
- 15 de janeiro de 2026
- 2 semanas
Dona Nadit chega aos 100 anos: uma vida simples, marcada pela fé, pela família e pelas flores
- 15 de janeiro de 2026
- 2 semanas









Ainda não há comentários