Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Supostas fraudes em obras públicas estão sendo investigadas em Lajeado

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Lajeado informou nesta terça-feira (23) que abriu investigação interna para apurar possíveis fraudes em obras públicas realizadas entre 2024 e 2025. Segundo a administração, as denúncias chegaram ao setor de Controle Interno no dia 5 de setembro e resultaram na abertura de um procedimento administrativo em 8 de setembro, com vistorias e análises técnicas já em andamento.

O caso ganhou repercussão após o vereador Éder Spohr (MDB) cobrar explicações durante a sessão da Câmara de Vereadores. Ele afirmou que 17 obras já pagas não teriam sido executadas, o que poderia gerar prejuízo superior a R$ 1 milhão.

Entre as situações apontadas estão a pintura do Parque de Eventos, no Bairro Floresta — que teria custado R$ 131 mil sem ter sido feita; a instalação de telhado em uma praça no Jardim do Cedro com apenas 500 m² instalados dos 1.200 m² contratados, e a pintura de meio-fio na Rua Henrique Eckert, onde teriam sido pagas 200 horas de trabalho para a pintura de apenas 800 metros. O vereador também sugeriu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para aprofundar a apuração no Legislativo.

A prefeita Gláucia Schumacher se manifestou por meio de nota oficial. No documento, a chefe do Executivo confirma que recebeu as denúncias em 5 de setembro e determinou a abertura imediata do procedimento administrativo. Ela reforçou que, caso sejam comprovadas irregularidades, os envolvidos serão punidos, inclusive criminalmente.

As denúncias incluem obras de 2024, último ano do mandato de Marcelo Caumo, e de 2025, já na gestão de Gláucia. O ex-prefeito afirmou não ter conhecimento do caso. Já o líder do Governo na Câmara, vereador Lorival Silveira (PP), declarou em entrevista que a prefeita acompanha de perto a situação e que um grupo foi designado para checar todas as denúncias.

Segundo informações apuradas, a Secretaria de Obras é a principal pasta envolvida nas suspeitas.


Confira a nota na íntegra

Nota oficial

Em relação às denúncias sobre possíveis irregularidades, citadas nesta terça-feira (23) na Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Lajeado esclarece:

  1. A Administração Municipal recebeu, no dia 5 de setembro, por meio do setor de Controle Interno, denúncia sobre possíveis falhas na execução de obras e serviços realizados entre 2024 e 2025. De imediato, a prefeita Gláucia Schumacher determinou a abertura de procedimento administrativo para apuração.

  2. As investigações estão em andamento desde o dia 8 de setembro, com realização de vistorias e análises técnicas, e deverão ser concluídas nos próximos dias.

  3. Caso sejam confirmadas irregularidades, a Prefeitura adotará todas as medidas cabíveis e acionará os órgãos competentes para que os responsáveis sejam punidos, inclusive criminalmente.

A Prefeitura reforça seu compromisso com a correta aplicação dos recursos públicos e com a entrega de obras de qualidade à população.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Lajeado

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também