Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Trump diz que Bolsonaro era “um presidente excepcional” e contesta decisão do STF

Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (11) estar surpreso com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo sobre tentativa de golpe de Estado.

Trump disse ter acompanhado o julgamento e classificou a decisão como “muito ruim para o Brasil”. “Eu o conheço muito bem. Sempre achei Bolsonaro muito direto, excepcional como homem e como presidente. É muito surpreendente que isso tenha acontecido. É parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram”, declarou.

O líder norte-americano já havia chamado a ação contra Bolsonaro de “caça às bruxas” e chegou a impor tarifas contra o Brasil, além de sancionar o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF. Agora, voltou a criticar duramente o episódio e reforçou seu descontentamento.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também se manifestou, afirmando que os Estados Unidos responderão às “perseguições políticas” no Brasil e citou diretamente Moraes, acusado de violações de direitos humanos.

Bolsonaro foi condenado por cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Em entrevista à agência Reuters, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, afirmou esperar que mais sanções sejam aplicadas pelos Estados Unidos contra ministros do STF que votaram pela condenação. Ele mencionou a possibilidade de medidas dentro da Lei Magnitsky, já usada pelo governo Trump contra Moraes.

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também