Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 29 de novembro de 2025

Dezembro tem bandeira amarela de luz e alívio para o bolso

Foto: Divulgação

A Aneel anunciou nesta sexta-feira (28) que dezembro vai ter bandeira amarela na conta de luz. É um alívio depois de novembro com bandeira vermelha patamar 1. Pra quem consome 100 kWh, o custo adicional cai pra R$ 1,88. Nada comparado ao que foi pedido antes.

A notícia já era esperada por especialistas do setor. Agosto e setembro foram brutais com bandeira vermelha patamar 2. Outubro melhorou um pouco, caindo pra patamar 1. Agora em dezembro, a Aneel aponta que a previsão de chuvas deve ser maior do que em novembro em praticamente todo o País. Isso ajuda bastante na geração de energia.

O período chuvoso tá chegando, o que é bom. Mas mesmo assim, a expectativa é que as chuvas fiquem abaixo da média histórica pra essa época do ano. A boa notícia mesmo é que os primeiros meses de 2026 devem vir com bandeira verde, sem nenhuma cobrança adicional. Parece que as coisas vão melhorar!

Mas calma aí. As projeções podem mudar. Existem outros fatores em jogo além da chuva, como o risco hidrológico e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que é o valor calculado pra energia que vai ser produzida em certo período. Com as condições melhores de geração agora, foi possível sair da vermelha pra amarela. A Aneel ressalta que as termelétricas continuam essenciais pra atender à demanda, e é por isso que ainda tem esse custo adicional mesmo com a bandeira amarela.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também