Marcelo Caumo deixa secretaria estadual após reunião com governador
- porJuliano Beppler da Silva
- 13 de novembro de 2025
- 2 horas

Foto: Divulgação / Sedur
Marcelo Caumo, ex-prefeito de Lajeado, deixou o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano nesta quinta-feira (13). A saída ocorreu durante reunião presencial com o governador Eduardo Leite, no primeiro encontro após ser alvo principal da Operação Lamaçal, que investiga irregularidades envolvendo serviços de assistencialismo no período pós-enchente de maio de 2024.
Durante o encontro, Caumo colocou seu cargo à disposição. O governador aceitou a decisão e solicitou que formalizasse o pedido através de carta de exoneração. A saída foi formalizada imediatamente, encerrando sua trajetória na secretaria.
Transição de Comando
O secretário-adjunto Fernando Classmann assumirá a pasta de forma interina até que o governador defina um novo titular. A expectativa é que essa nomeação ocorra na próxima semana, período em que a administração estadual finalizará a análise de possíveis candidatos.
A exoneração de Caumo marca o encerramento de uma situação que gerou desgaste político ao governo estadual desde a deflagração da operação da Polícia Federal na terça-feira anterior.
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Marcelo Caumo deixa secretaria estadual após reunião com governador
- 13 de novembro de 2025
- 2 horas
Marcelo Caumo pode deixar secretaria estadual após operação da Polícia Federal
- 13 de novembro de 2025
- 10 horas
Quinta-feira terá sol entre nuvens e calor no Rio Grande do Sul
- 13 de novembro de 2025
- 10 horas








Ainda não há comentários