Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Marcelo Caumo depõe à PF em investigação da Operação Lamaçal

Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Lajeado e ex-secretário de Estado, Marcelo Caumo, foi ouvido pela Polícia Federal na manhã da segunda-feira (17). O depoimento, realizado de forma virtual, foi conduzido pelo delegado Marconi Silva, responsável pelo inquérito da Operação Lamaçal — investigação que apura suspeitas de desvio de recursos federais destinados ao atendimento das enchentes de 2024.

Silva informou que Caumo, acompanhado do advogado Jair Alves Pereira, respondeu à maior parte dos questionamentos, incluindo perguntas sobre a senha do cofre onde a PF encontrou R$ 411,7 mil em um escritório de advocacia no Centro de Lajeado. O delegado, porém, não pôde divulgar a resposta do ex-prefeito devido ao segredo de Justiça. Apesar de não integrar mais a sociedade do escritório desde 2017, Caumo teria sido procurado para abrir o cofre, já que somente ele teria acesso ao código.

O interrogatório começou por volta das 9h e durou aproximadamente uma hora. A PF deve ouvir outras pessoas ao longo da semana, com previsão de encerrar as oitivas até a próxima. A etapa seguinte da investigação será a análise de documentos e materiais apreendidos, processo que não tem prazo definido e pode levar meses.

O advogado Jair Alves Pereira contestou a versão sobre a suposta senha do cofre. Ele afirmou que o episódio “não existiu”, já que o celular de Caumo havia sido apreendido imediatamente, impossibilitando qualquer contato.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também