Peixe na mesa, inovação na pauta: Aquibom valoriza cultura e desenvolvimento regional
- porJuliano Beppler da Silva
- 5 de novembro de 2025
- 2 horas

Foto: Divulgação
Reconhecido como o “Pesqueiro do Vale”, Bom Retiro do Sul se prepara para um momento histórico. De 7 a 9 de novembro, o município recebe a 1ª Feira Estadual de Aquicultura (Aquibom) — um evento que une tradição, tecnologia e negócios para impulsionar o crescimento do setor pesqueiro no Rio Grande do Sul. Realizada no Recanto Novo Paraíso, na localidade de Sanga Funda, a feira deve reunir produtores, especialistas, investidores e visitantes de diversas regiões.
Idealizada pelo Instituto de Formação e Desenvolvimento Educacional (IFDE), a Aquibom busca integrar os elos da cadeia produtiva e valorizar a vocação regional para a piscicultura. “Mais do que uma vitrine, a feira é o início de uma nova fase. Ao conectar conhecimento e inovação, criamos as bases para uma aquicultura forte e sustentável”, destaca o diretor do IFDE, Mauro Hauschild.
Entre os destaques da programação está o 1º Seminário de Prefeitos, Vice-prefeitos e Secretários de Agricultura sobre Piscicultura no Vale do Taquari, que ocorre na sexta-feira (7). O encontro reunirá lideranças regionais e estaduais, com palestras de Vilson Covatti, Edvilson Brum, Tiago Bolan Frigo, Luciano Schwerz e Cíntia Agostini, em um debate sobre o futuro do setor.
A feira também contará com exposição de produtos e serviços, palestras técnicas, atrações culturais e o tradicional Jantar Baile do Peixe, na sexta-feira à noite, com pratos à base de pescados e animação da banda Popular Arte Show. Todo o lucro do jantar será revertido para as comunidades locais e para a Associação de Piscicultores de Bom Retiro do Sul.
Durante os três dias, o público poderá conferir uma estrutura completa com praça de alimentação, estacionamento, espaços de convivência, brinquedos infantis e área pet friendly. O uso de roupas leves e calçados confortáveis é recomendado.
A parte musical também promete atrair grande público: Tchê Barbaridade abre os shows na sexta-feira (7), seguido por Di Propósito, Lucas & Felipe, Grupo do Bola e Aperte o Play no sábado (8). O encerramento no domingo (9) terá Banda Studio, Tchê Guri, Banda Alma Nova, Banda Estação New e DJ Bottezzini.

Apenas no sábado haverá cobrança de ingressos para os shows, nos outros dias a entrada é gratuita. Para a feira, não há cobrança de ingresso. O estacionamento tem taxa de cobrança de R$ 20 por veículo. Ingressos para as atrações da Aquibom podem ser adquiridos no Sympla (CLIQUE AQUI)
Com a Aquibom, Bom Retiro do Sul se firma como palco de inovação e desenvolvimento regional, unindo cultura, economia e sustentabilidade sob o símbolo do peixe — um patrimônio que agora se transforma em oportunidade.
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Peixe na mesa, inovação na pauta: Aquibom valoriza cultura e desenvolvimento regional
- 5 de novembro de 2025
- 2 horas
Homem é preso em Vera Cruz suspeito de violentar a filha desde os 9 anos
- 5 de novembro de 2025
- 3 horas
Jovem é preso com mais de 28 quilos de maconha em Venâncio Aires
- 5 de novembro de 2025
- 3 horas









Ainda não há comentários