Aumento do IOF nas operações de crédito vale a partir de amanhã
- porJuliano Beppler da Silva
- 26 de janeiro de 2015
- 10 anos
O Diário Oficial da União publica hoje, dia 21, decreto que aumenta a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito para as pessoas físicas. A medida entra em vigor amanhã, dia 22.
O decreto eleva de 1,5% para 3% o IOF. O aumento faz parte do conjunto de quatro medidas anunciadas na última segunda-feira pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em estratégia do governo para elevar a arrecadação e melhorar o superávit primário (economia para o pagamento de juros da dívida pública).
De acordo com o ministro, o objetivo é obter este ano R$ 20,6 bilhões em receitas extras. A maior arrecadação virá da elevação do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os combustíveis e do retorno da Contribuição para Intervenção no Domínio Econômico (Cide).
Outra medida é o aumento do PIS e da Cofins sobre os produtos importados. A alíquota subirá de 9,25% para 11,75%. O governo decidiu aumentar também o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o atacadista e equipará-lo ao industrial.
Agência Brasil
Publique seu comentário
Leia também
Estrela
Condenado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil de Estrela
- byJuliano Beppler da Silva
- 14 de janeiro de 2025
Política
Pimenta deixa cargo de ministro da Secom do governo Lula
- byJuliano Beppler da Silva
- 8 de janeiro de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Bom Retiro do Sul
Educação especial e melhorias na estrutura das escolas são metas ao governo de Bom Retiro do Sul
- 22 de janeiro de 2025
- 19 horas
Bom Retiro do Sul
Governo de Bom Retiro do Sul amplia convênio com o Hospital Sant’Ana
- 22 de janeiro de 2025
- 19 horas
Bom Retiro do Sul
Planos habitacionais e ampliação das oficinas são as metas da Secretaria de Assistência Social e Habitação
- 22 de janeiro de 2025
- 19 horas
Ainda não há comentários