População volta às ruas e reivindica mudanças políticas
- porJuliano Beppler da Silva
- 14 de março de 2015
- 10 anos
A principal diferença entre as manifestações de dois anos atrás e as marcadas para este final de semana está nas seus argumentos. Em 2013 a maioria dos protestos aconteceram sem argumentos bem definidos: o aumento da tarifa nos transportes públicos desencadeou uma série de motivos que levou a população às ruas. Hoje, os grupos apresentam metas amplas e determinadas, estão representando categorias e a maioria está convicta de suas reivindicações.
Em Lajeado um grupo no Facebook intitulado como “Vem pra rua Lajeado” está se organizando desde o início de fevereiro com intuito de realizar manifestação no próximo domingo (15). Os manifestantes confirmados já somam mais de três mil pessoas. Segundo os organizadores, a manifestação é pacífica, apartidária e não tem a finalidade de pedir pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Para um dos organizadores do grupo, Guilherme Cé (28), diversas pessoas se reuniram em uma primeira reunião realizada em fevereiro. A partir dela foi estabelecido um grupo de organizadores. “Vimos a situação do país depois das eleições. O Brasil registra 50 mil assassinatos por ano, nossos impostos sobem cada vez mais e é por estes e outros motivos que precisamos voltar às ruas. Nossa crítica não é específica ao governo federal, estadual ou municipal, mas sim contra qualquer grupo de governante que toma decisões erradas que possam prejudicar o povo”, argumenta.
A concentração está marcada para as 15h no Parque Professor Theobaldo Dick e segue um trajeto de cerca de três quilômetros que passará pela Rua Julio de Castilhos e avenidas Benjamin Constant e Senador Alberto Pasqualini. O itinerário será acompanhado pela Brigada Militar e foi escolhido estrategicamente, pois todas as ruas já possuem monitoramento de câmeras, evitando a ação de baderneiros. Na BR-386 não haverá intervenção.
O grupo organizou um documento com 12 reivindicações que acredita ser necessárias para a mudança no país. Entre elas estão a reforma administrativa, reforma tributária e reforma política.
Publique seu comentário
Leia também
Semana começa com muito calor e chuva irregular no RS
- byJuliano Beppler da Silva
- 20 de janeiro de 2025
RS terá domingo com calor intenso e alto risco de temporais, alerta MetSul
- byJuliano Beppler da Silva
- 19 de janeiro de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Veículo de vereador de Estrela desaparecido, é localizado em Viamão
- 21 de janeiro de 2025
- 18 horas
Corpo de vítima de afogamento é localizado no Rio Taquari, em Roca Sales
- 21 de janeiro de 2025
- 23 horas
Ainda não há comentários