Reunião entre prefeito e Sindicato dos Funcionários públicos de Bom Retiro do Sul termina sem novidades
- porJuliano Beppler da Silva
- 28 de abril de 2015
- 10 anos
Na manhã desta terça-feira, dia 28, o prefeito Pedro Aelton Wermann reuniu-se em seu gabinete com representantes do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Bom Retiro do Sul e vereadores para discussão de algumas pautas de reivindicação da categoria. O encontro terminou sem novidades expressivas e com a promessa de uma nova reunião na próxima semana para nova discussão dos anseios dos trabalhadores.
Uma das pautas do encontro foi o repasse da contribuição sindical que o município faz atualmente. Conforme decisão judicial, a prefeitura vinha realizando o depósito para uma Federação, porém o sindicato local é vinculado à outra. A regularização desse repasse é um dos objetivos imediatos da entidade representante da classe.
O que diz respeito a reposição salarial, os representantes da categoria haviam pedido 4% de ganho real, porém, segundo a presidente do Sindicato Aline Fereira, tendo em vista a queda de arrecadação justificada pelo Governo Municipal, o sindicato cedeu e pede 2% de ganho real. Nesta questão o prefeito explicou que já chegou onde pode e que nas questões que geram impacto financeiro não serão alteradas do que já foi encaminhado ao Legislativo para votação. A proposta apresentada no Projeto de Lei é de reposição de 6,58% para o funcionalismo.
Outra cobrança da categoria diz respeito aos benefícios dos trabalhadores. Está sendo pedido aumento de 50% no vale-feira, que corresponde a R$ 10,00. O sindicato ainda quer que seja revista a proposta do vale-refeição onde está vinculada a assiduidade do funcionário. Atualmente, se o trabalhador faltar dois dias de serviço, perde este benefício em sua totalidade. Está sendo pedido que o desconto ocorra proporcional ao número de dias faltados, e não em sua totalidade como ocorre. A entidade argumenta que esta medida não gera impacto financeiro aos cofres municipais, por isso entende que seja viável.
Novos laudos periciais
Uma demanda que preocupa a classe trabalhadora é quanto a realização de novos laudos periciais para os cargos que exercem. Um laudo realizado acabou retirando a insalubridade de alguns servidores, que segundo entendimento dos sindicalistas, realizam atividades insalubres e estariam deixando de receber por isso. Wermann acenou com a possibilidade de estudar a realização de uma nova perícia. A presidente do sindicato se manifestou dizendo que pretende acompanhar a perícia para garantir que será feita da forma correta, bem como para conhecer melhor as funções desempenhadas dentro do serviço público municipal.
Aline ainda cobrou o prefeito a falta de discussão dos índices com o sindicato antes do encaminhamento do Projeto de Lei que prevê a reposição salarial, entre outros itens. Ela considerou falta de respeito com a entidade representante de classe.
Ficou agendada para a quarta-feira, dia 6, uma nova reunião entre o Executivo e o sindicato para a apresentação de um posicionamento do Governo Municipal referente as solicitações encaminhadas.
Giro do Vale
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Chuva retorna ao Rio Grande do Sul, mas de forma rápida e com baixos volumes
- 7 de julho de 2025
- 6 horas
Lajeadense precisa de ajuda para realizar cirurgia que pode salvar seu rim transplantado
- 7 de julho de 2025
- 19 horas
Ainda não há comentários