“A Tribo da Esquina” será apresentada oficialmente neste sábado, dia 11
- porJuliano Beppler da Silva
- 10 de julho de 2015
- 10 anos

Com longa experiência, Nelson José Breuner (74) será o responsável pela condução dos encontros. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)
Neste sábado, dia 11, acontece o lançamento oficial do projeto “A tribo da Esquina”. O evento ocorrerá a partir das 17h, no prédio ao lado da antiga prefeitura de Bom Retiro do Sul, no Centro Cidade Baixa. A programação deve contar com a presença de autoridades, bem como de assistentes sociais e conselheiros tutelares da região.
O Projeto
A iniciativa visa trabalhar na prevenção de recaídas com dependentes químicos. O consultor em dependência química Nelson José Breuner (74) será o responsável pela condução dos encontros que ocorrerão semanalmente, por duas horas em um período de 12 meses. Os participantes receberão as orientações de acordo com o modelo Minnesota de tratamento. Serão 12 pessoas em cada grupo, onde dois desses ocuparão vagas sociais – sem custo de participação. O material didático será dado pelo curso tendo como base o Manual de Prevenção a Recaída de Dr. Manoel Bertolote, Dr. Paulo Knapp e colaboradores.
O Minnesota trabalha os aspectos desintoxicação, internação e prevenção. Breuner explica que trabalhou durante anos com esse modelo de tratamento, e mais do que isso, também passou por ele. “Eu acredito muito nesse modelo de tratamento, pois foi com ele que me recuperei”.
Atualmente no Brasil, esse modelo de tratamento só é utilizado em São Paulo. Antigamente a Central de Lajeado também realizava essa prática na busca pela prevenção de recaídas.
Giro do Vale
Publique seu comentário
Leia também
Semana começa com sol e temperaturas agradáveis no RS
- byJuliano Beppler da Silva
- 10 de março de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Carro e caminhão colidem na BR-386, em Bom Retiro do Sul, deixando dois feridos
- 10 de março de 2025
- 23 horas
Termina nesta segunda pagamento especial do saque-aniversário do FGTS
- 10 de março de 2025
- 23 horas
Ainda não há comentários