Justiça autoriza bancos a não abrirem por falta de policiamento
- porJuliano Beppler da Silva
- 1 de setembro de 2015
- 10 anos
Os bancos podem não abrir as portas a partir desta quarta-feira, dia 2, no Rio Grande do Sul. A autorização foi dada na noite desta terça-feira, dia 1º, pelo desembargador federal do Trabalho do Tribunal de Justiça do Trabalho 4ª Região (TRT4), Marcelo José Ferlin D’Ambroso, atendendo a um pedido liminar do sindicato dos bancários (SindBancários) e da federação ligada aos trabalhadores de bancos (Fetrafi-RS), que alegaram falta de policiamento devido à greve dos servidores públicos estaduais.
Desde o início da manhã, parte dos policiais militares iniciou um aquartelamento, deixando de fazer o policiamento ostensivo. Na Capital, três dos seis batalhões da Brigada Militar chegaram a ser bloqueados por PMs grevistas e mulheres de policiais.
— Não há condições de abrir as agências nos próximos dias. A Justiça agiu com cautela, com responsabilidade e protegeu trabalhadores, como os bancários e bancárias, que já estão expostos à violência e muito vulneráveis em dias em que há policiamento ostensivo. Sem garantias de segurança, não há condições de trabalho — avaliou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.
Na decisão, o desembargador também mandou oficiar o governador José Ivo Sartori e o Ministério da Justiça para que avaliem a possibilidade de pedir a utilização da Força Nacional para suprir a falta de policiais nas ruas.
A possibilidade de acionar reforço havia sido descartada, por ora, pela Brigada Militar, sob a justificativa de que há efetivo suficiente. Nesta terça, o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas, disse que 90% dos PMs que entraram nos quartéis saíram para trabalhar.
O sindicato também confirma que outras duas liminares haviam sido negadas anteriormente pela Justiça, porque os juízes entenderam que havia policiamento. No entanto, desta vez, por conta das notícias desta terça-feira, o desembargador entendeu que trabalhadores e clientes poderiam estar vulneráveis com redução do policiamento.
ZH
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Julho começa congelante com temperaturas abaixo de zero em centenas de cidades do Sul
- 1 de julho de 2025
- 14 horas
Dois pedestres morrem atropelados por carro no acostamento da BR-386 em Fontoura Xavier
- 30 de junho de 2025
- 2 dias
Ainda não há comentários