Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Professores, alunos e pais vão às ruas em Bom Retiro do Sul protestar contra parcelamento de salários

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

A medida adotada pelo Governo do RS em parcelar novamente os salários de servidores públicos do Estado desencadeou uma série de reações, em Bom Retiro do Sul não foi diferente. As escolas Estaduais paralisaram atividades nesta terça-feira, dia 1º, e o Colégio Estadual Jacob Arnt (CEJA) organizou uma manifestação que iniciou em frente a instituição de ensino e percorreu o Centro da Cidade.

Servidores estaduais, alunos e pais de alunos se concentraram em frente ao CEJA e de lá partiram para o Centro da cidade. O grupo percorreu a Rua Senador Pinheiro Machado com cartazes contendo frases como “Professor merece o salário de um deputado e o prestígio de um jogador de futebol”, “Sartori devolva o nosso dinheiro” e “Professores lutando também estão ensinando cidadania”.

Houve alguns servidores que colocaram nariz de palhaço para expressar a contrariedade a medida adotada pelo Governo do RS que parcelou os salários.

A diretora do CEJA Martinha Dullius ressaltou que o protesto ocorre não apenas pelo parcelamento do salário, mas também pela qualidade na educação. “Imagina como os profissionais da educação, e os demais, ficam abalados emocionalmente com toda essa situação”, frisou.

O manifesto seguiu até o Parque Municipal Pôr do Sol, e depois ocorreu o retorno até a instituição de ensino. Cerca de 80 pessoas participaram da mobilização.

Paralisação e atividades reduzidas

Em Bom Retiro do Sul está acontecendo paralisação total em duas escolas estaduais, e outras duas estão atendendo de forma parcial.

Na quarta, dia 2, e quinta-feira, dia 3, apenas alunos do 1º ao 5º ano serão atendidos no CEJA. Na sexta-feira as aulas serão retomadas normalmente.

A Escola Estadual de Brasília e a Escola Estadual Otávio Augusto de Faria permanecem com todas as atividades suspensas até a quinta-feira, dia 3. Na sexta-feira as aulas devem ocorrer normalmente.

Já a Escola Estadual de Pinhal segue com paralisação parcial. Segundo a direção da instituição, os professores que quiserem paralisar, poderão o fazer, e terão o apoio dos demais. Porém como muitos pais trabalham durante o dia, e seus filhos permanecem na escola que conta com o turno integral do Mais Educação, haverá atendimento normal.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também