Grêmio tenta superar altitude e o Toluca em estreia na Libertadores
- porJuliano Beppler da Silva
- 17 de fevereiro de 2016
- 9 anos
Fuso-horário, clima e altitude. Esses são os ingredientes da estreia do Grêmio na Libertadores diante do Toluca, marcada para a meia-noite desta quinta-feira, no México. O Tricolor inicia a busca pelo tricampeonato na competição e tenta superar os mexicanos e os 2,6 mil metros do estádio Nemesio Díez. A partida válida pelo grupo 6, que conta ainda com San Lorenzo e LDU, do Equador.
Acanhado, o Nemesio Díez foi apelidado de La Bombonera por ter algumas semelhanças com a casa do Boca Juniors. Uma delas é a proximidade do torcedor com o gramado. Além disso, outra preocupação do Grêmio é o gramado, que teve parte do piso colocado recentemente.
Há duas décadas o sonho do tri é renovado a cada participação na competição. Foi assim em 1996, passando por mais duas edições nos anos 90 e outras sete desde a virada do século. Foi vice em 2007, semifinalista em 1996 e 2009, mas nas últimas três vezes não conseguiu passar das oitavas de final. Em alguns anos a expectativa foi maior, em outros nem tanto.
Dentro de campo, o técnico Roger Machado não contará com Walace na primeira posição do meio-campo. Apesar disso, o retorno de Giuliano ao time ameniza a ausência do volante e dá ao Grêmio a possibilidade de ser mais criativo. A compactação é uma das ordens de Roger ao time na noite de hoje. “Nossa estreia será fora, o que é sempre complicado. Mas se atuar de maneira compacta, defender e atacar bem, teremos a chance de conseguir um bom resultado”, explicou Roger.
Nas 15 presenças anteriores na Libertadores, o tricolor estreou em nove fora de casa. O retrospecto é bom. São quatro vitórias (Cruzeiro em 1997, Oriente Petrolero em 2002, Cerro Porteño em 2007 e Nacional em 2014), três empates (São Paulo em 1982, Botafogo em 1996 e Liverpool-URU em 2011) e apenas duas derrotas (Palmeiras em 1995 e LDU em 2013). A equipe também já arrancou no torneio contra mexicanos. E vencendo. Porém, a partida foi no estádio Olímpico. Em 2003, bateu o Pumas no primeiro jogo por 3 a 2.
Em um grupo tão equilibrado, chamado desde o sorteio como o da morte nesta Libertadores, é fundamental estrear com um bom resultado. Depois da ida ao México, o Grêmio terá dois compromissos em casa: LDU (2/3) e San Lorenzo (9/3).
O Toluca, conhecido também como o Diabo Vermelho, participa pela terceira vez da Libertadores e, portanto, não têm tradição na competição. Como está em reformas, o estádio Nemesio Díez não terá mais do que 17 mil torcedores apoiando o time mexicano.
Copa Libertadores 2016 – Grupo 6
Toluca
Talavera; Flores, Paulo da Silva, Galindo e Jordan Silva; Rodríguez, Antonio Ríos, Velasco e Esquivel; Triverio e Uribe. Técnico: José Cardozo.
Grêmio
Grohe; Oliveira, Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano e Douglas; Everton e Luan. Técnico: Roger Machado.
Árbitro: Gery Vargas
Local: estádio Nemesio Díez
Horário: 0h
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Inter vence o Bragantino e chega a 16 jogos de invencibilidade
- byJuliano Beppler da Silva
- 25 de novembro de 2024
Mais Lidas
Mais Recentes
Sessão Solene marcou a posse dos vereadores, prefeito e vice, em Bom Retiro do Sul
- 2 de janeiro de 2025
- 2 horas
“Meu lugar é onde o trabalho estiver”, destaca Pazuch em seu discurso de posse
- 2 de janeiro de 2025
- 6 horas
Ainda não há comentários