Vigilância identifica larvas de Aedes Aegypti em Lajeado
- porJuliano Beppler da Silva
- 2 de fevereiro de 2016
- 10 anos
Na última sexta-feira, dia 29, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde encontrou duas larvas do mosquito Aedes aegypti no Bairro Moinhos. As amostras foram coletadas em local público, na Avenida Sete de Setembro. Desde 2012, segundo o secretário Glademir Schwingel, da Saúde, vários focos foram descobertos em vários bairros da cidade. “Isso é preocupante, na medida que demonstra que não é um problema isolado”, destaca.
A identificação destas larvas foi após coleta realizada em meados de janeiro. O biólogo da Secretaria de Saúde (Sesa), Fernando Diel, explica que as duas larvas do Aedes aegypti foram localizadas em uma mesma armadilha.
Nesta segunda-feira, dia 1º, agentes da Vigilância Ambiental em Saúde reforçaram a fiscalização em uma área de abrangência de 300 metros do local. Cada residência e empresa, situada nas imediações, será visitada nestes próximos dias. “Pedimos, inclusive, a colaboração da população, no sentido de garantir o acesso de nossos agentes, que estão devidamente identificados”, afirmou o biólogo.
Diel informou, também, que é o primeiro foco de larvas do Aedes aegypti encontrado neste ano. “Desde maio de 2015 não encontramos nenhum foco”, observou. No município, segundo ele, existem 147 armadilhas instaladas em 105 pontos estratégicos em todos os bairros.
Explicou, ainda, que a localização das larvas não implica na existência de dengue. “O Aedes aegypti é um vetor. Não nasce com o vírus.” Por isso, complementa, a importância de identificar as larvas e eliminá-las.
AI Lajeado
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Dupla de Bom Retiro sobe ao pódio na primeira participação no Megarace
- 1 de dezembro de 2025
- 3 dias
Homem é preso após agredir o filho, um bebê de sete meses, em Lajeado
- 1 de dezembro de 2025
- 3 dias
Floriano e Rudibar empatam no primeiro jogo da final do Regional Aslivata de Veteranos
- 1 de dezembro de 2025
- 3 dias









Ainda não há comentários