Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Lajeado é considerado infestado pelo Aedes Aegypti

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Lajeado é considerado infestado pelo mosquito Aedes Aegypti, que transmite dengue, zika vírus e febre chikungunya. A categorização saiu na sexta-feira, dia 22, por parte da Secretaria Estadual de Saúde e se deve ao número elevado de focos do mosquito encontrados nas áreas vistoriadas. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Fernando Diel, nove focos foram identificados em Lajeado em 2016. Quatro deles no Bairro Florestal, três Campestre, um em Moinhos e outro foco no São Cristóvão.

Diel explica que a semelhança entre os locais é a proximidade com rodovias, por onde pode ter ocorrido o “transporte” do mosquito, de outras regiões. Nesses locais, 23 larvas do Aedes foram encontradas.

A medida adotada agora pelos agentes epidemiológicos é a extinção das 62 armadilhas para detectar a presença do mosquito e a realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (Liraa), através do qual 5% dos imóveis de Lajeado serão visitados. Entre ontem, dia 25, e a semana que vem, cerca de 2,5 mil residências e terrenos baldios vão ser vistoriados pela equipe da Vigilância.

Os agentes também intensificarão o atendimento às denúncias de presença de larvas feitas à Secretaria de Saúde. A fiscalização passará a ocorrer através de decreto de emergência que prevê punições a quem descumprir as orientações e/ou notificações dos agentes. A multa parte de R$ 300 e depende do número de focos do Aedes encontrado na propriedade.

 

Grupo Independente

Compartilhe:

Ainda não há comentários

  • sirlei
    27 abril, 2016

    Eu sai p trabalhar as 4:21 chego em casa as 15:30 se caso algum agente aparecer na minha casa de das 15:30 ai estou em casa rua são Pedro 642 moinhos!!!! No lado da minha casa existe um terreno baldio e no ano passado tinha mtos penus velho jogo nos fundo isso no mato não sei se alguem colocou nesse local só sei q apareceu lá ate hoje ninguém tomou medidas preventivas!!!!!

    Responder

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também