Bom Retiro do Sul representou a Região em debate sobre o futuro do carnaval no RS
- porJuliano Beppler da Silva
- 27 de junho de 2016
- 9 anos

Lene Petry representou Bom Retiro do Sul e o Vale do Taquari no fórum. (Foto: Luiz Pedro Fraga / CETE / Divulgação)
O Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval (CETE) organizou o 1º Fórum “Debatendo o Futuro do Carnaval no RS”. O evento ocorreu no sábado, dia 25, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre. Bom Retiro do Sul representou o Vale do Taquari na programação.
Neste fórum reuniram-se representantes das ligas, associações e entidades organizadoras do carnaval em Porto Alegre e nas cidades do interior do Estado. Mais de 20 municípios estiveram representados.
A coordenadora da Cultura e também presidente da Escola de Samba Inhandava Lene Petry esteve presente na mesa de debates, falando sobre as experiências da realização do Carnaval em Bom Retiro do Sul e Vale do Taquari.
O objetivo do evento foi debater o futuro do carnaval nesses tempos de crise financeira e propor soluções para que a festa popular se mantenha e continue viva.
Conforme Lene Petry, a difícil situação enfrentada pelos municípios, de pequeno a grande porte em relação ao Carnaval é a mesma. Porém, o carnaval é uma cultura popular e deve ser respeitada e preservada, pelo fato de ser um direito garantido pela Constituição Federal e Lei Orgânica dos municípios. Em Bom Retiro do Sul este direito também está garantido no Plano Municipal de Cultura, o qual foi elaborado e aprovado pela sociedade civil e poder público, tornando-se Lei aprovada pela Câmara de Vereadores.
Pesquisa realizada pela Famurs apontou que 151 municípios gaúchos não destinaram recursos para a realização do Carnaval de Rua em 2016.
Lene destaca que a participação neste fórum de debates sobre o futuro do carnaval no RS foi de extrema importância para o futuro desta festa popular em Bom Retiro do Sul e, também, da região.
AI Prefeitura
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Em nova operação da PF, Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de acessar redes sociais
- 18 de julho de 2025
- 10 horas
Morre no hospital, mulher envolvida em acidente enquanto ia trabalhar
- 18 de julho de 2025
- 11 horas
Polícia avança em combate ao crime com nova etapa da Operação Oberst
- 18 de julho de 2025
- 11 horas
Ainda não há comentários