RS tem primeiro caso de febre Chikungunya
- porJuliano Beppler da Silva
- 24 de junho de 2016
- 10 anos
O secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, informou nesta sexta-feira que o Rio Grande do Sul tem o primeiro caso de febre Chikungunya em 2016. De acordo com Gabbardo, o episódio ocorreu em Ibirubá, no Alto do Jacuí, e, conforme ele, evidencia a circulação do vírus em solo gaúcho.
Gabbardo também relatou que o Estado já tem 143 mortes por gripe A confirmadas. O secretário também fez um comparativo com o ano de 2009, período que terminou com 334 óbitos. Somente nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde registrou 26 mortes.
As três viroses que mais assustam o Brasil – dengue, Zika e chikungunya – são doenças infecciosas agudas transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. “A diferença é sutil e o diagnóstico precisa ser clínico e epidemiológico, levando em conta a situação de infecções naquela localidade”, explicou a infectologista e epidemiologista Helena Brígida. A característica mais marcante na infecção por chikungunya são as dores nas articulações, bem mais intensas que nas outras duas doenças.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Forte vento causa destelhamentos e derruba estrutura de depósito em Bom Retiro do Sul
- 15 de janeiro de 2026
- 2 semanas
Dona Nadit chega aos 100 anos: uma vida simples, marcada pela fé, pela família e pelas flores
- 15 de janeiro de 2026
- 2 semanas










Ainda não há comentários