Desembargador do TJ-RS homologa acordo entre MP e BRF, e empresa poderá retomar atividades
- porJuliano Beppler da Silva
- 17 de maio de 2020
- 5 anos

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS) homologou o acordo realizado entre o Ministério Público e a empresa BRF de Lajeado, para que a mesma possa volta às atividades na segunda-feira, dia 18, com 50% de seus colaboradores. A decisão saiu na noite deste sábado, dia 16, após no mesmo dia, a homologação ter sido negada pela juíza Carmem Luiza Rosa Constante Barghouti.
O promotor da Comarca de Lajeado Sérgio Diefenbach, apresentou recurso que foi apreciado no TJ pelo desembargador Ricardo Torres Hermann, da 2ª Câmara Cível. Com a homologação do acordo a empresa poderá retomar os trabalhos de acordo com o que foi acertado entre as partes. Não cabe mais recurso.
O desembargador entendeu que “o termo de acordo apresentado pelas partes atende aos interesses que se buscava tutelar com a inicial e com a liminar de interdição inicialmente indeferida pelo juízo”. Ele ainda ressalta a garantia de testagem para os mais de 2,5 mil trabalhadores da empresa, sendo que nenhum voltará ao trabalho tendo covid-19, e também frisa a permissão para que no máximo 50% dos trabalhadores voltem a atividade para evitar aglomerações
Confira os principais pontos do acordo entre MP e BRF
O acordo prevê que a empresa realize testes com todos os funcionários antes de retornarem aos postos de trabalho. Deverá haver redução de circulação de pessoas no ambiente de trabalho. A empresa deverá oferecer profissionais de saúde – assistente social e enfermeira – para acompanhar as famílias em casa. Ainda ficou estabelecido no acordo uma contrapartida de R$ 1,2 milhão que será repassado 70% ao hospital de Lajeado e 30% ao hospital de Estrela. O acordo também prevê garantia do menor prejuízo aos agricultores integrados.
Giro do Vale
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Julho começa congelante com temperaturas abaixo de zero em centenas de cidades do Sul
- 1 de julho de 2025
- 2 dias
Dois pedestres morrem atropelados por carro no acostamento da BR-386 em Fontoura Xavier
- 30 de junho de 2025
- 3 dias
Ainda não há comentários