Após 10 anos, ex-prefeito Pazuch é absolvido em ação de improbidade administrativa
- porJuliano Beppler da Silva
- 26 de março de 2021
- 4 anos

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul proferiu decisão inocentando Celso Pazuch, ex-prefeito de Bom Retiro do Sul, da denúncia de improbidade administrativa, tendo como foco, a aquisição de uma área de terras feita pela administração municipal enquanto ele era o chefe do Executivo entre 2009 e 2012.
O julgamento ocorreu em sessão virtual no último dia 18 de março, resultando em decisão unanime dos desembargadores Julio Cesar Finger, Newton Brasil Leão e Rogério Gesta Leal quanto a absolvição do ex-prefeito.
Para Pazuch agora foi feita, porém de forma parcial. “Foram 10 anos sabendo de minha inocência, mas tendo que lidar com essa insegurança de não saber qual seria a decisão da justiça”, lembra o ex-prefeito, citando sobre o desgaste emocional seu e de sua família durante esse longo processo. “Nunca virei as costas para ninguém, e jamais iria usufruir de algo que não era meu”, completa.
Relembre
A Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) entre 2010 e 2011 para investigar possíveis irregularidades na compra de uma área de terras localizada entre os bairros São João e Laranjeiras. Em 2014 o Ministério Público (MP) apresentou denúncia de improbidade administrativa embasada pelo conteúdo da CPI.
Em 2018 a juíza da 1ª vara de Estrela, Débora Gerhardt de Marque, julgou improcedente a ação civil pública sobre essa denúncia. A mesma juíza também absolveu Pazuch em 2019, em uma ação criminal com o mesmo teor na denúncia. Agora a votação da 4ª Câmara Criminal do TJ-RS, o absolveu em segunda instância.
O ex-prefeito ressalta que a aquisição dos terrenos passou pela Câmara na época, por meio de projeto de lei aprovado por unanimidade. O objetivo seria a implantação de projetos habitacionais e a criação de um distrito industrial, o que hoje são realidade no município. A defesa dele afirma que a motivação dos fatos foi estritamente político-partidária.
Planos políticos
Sobre os planos de voltar a concorrer a algum cargo público no município, o ex-prefeito diz não pensar nisso no momento. “Não digo que dessa água não beberei mais, porém estou feliz desempenhando a atividade que exerço, e no momento não penso nisso”.
Atualmente Pazuch, que está com 53 anos, é Diretor Administrativo e Financeiro da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (CEASA), função que desempenha há três anos.
Ainda não há comentários
Isolde tag
27 março, 2021Parabens,você mereceu
Ivone soares
31 março, 2021eu tinha certeza que pazuch nao era o que falavam eu tinha certeza que ele era inosente ele so queria ajudar as pessoas carentes Deus tarda mais nao falha pazuch voce abraços pra fabi tanbem 👵