Reservas do Grêmio vencem o Ayacucho e avançam à terceira fase da Libertadores
- porJuliano Beppler da Silva
- 17 de março de 2021
- 4 anos

Um jogo protocolar, apenas para confirmar aquilo que já se sabia desde a semana passada, quando o Grêmio aplicou uma goleada por 6 a 1. Desta vez, na altitude de Quito, no Equador, na noite desta terça-feira, o Tricolor saiu atrás, mas buscou a virada de 2 a 1 diante do Ayacucho, e fez o suficiente para, com uma equipe repleta de garotos, garantir vaga na terceira e última fase prévia antes dos grupos da Libertadores.
Sosa abriu o placar para o Ayacucho, aos 39. Mas, um minuto depois, Ferreira empatou. Já no fim do jogo, Ricardinho definiu a virada aos 41.
Com o resultado, o Grêmio garante vaga na terceira fase prévia da Libertadores. O adversário será o Independiente del Valle, que eliminou o Uniõn Española, também na noite desta terça-feira. Pelo Gauchão, o Tricolor volta a campo na sexta-feira, às 20h, para enfrentar o Aimoré, na Arena.
Grêmio sai atrás, mas reage imediatamente
Com a classificação encaminhada após a goleada no jogo de ida, o Grêmio deu descanso aos principais jogadores e mandou ao Equador uma equipe bastante descaracterizada, recheada de garotos. Entre os mais experientes, destaque para o lateral Bruno Cortez, o meia Thaciano e o atacante Ferreira. No gol, Brenno recebeu mais uma oportunidade, e de volante o autor do gol contra o Esportivo, Lucas Araújo, iniciou.
Os primeiros 25 minutos de jogo foram muito fracos tecnicamente. O Grêmio, pouco preocupado diante da confortável vantagem, não se esforçava para trocar passes e chegar à frente. Com a displicência, errava atrás e não conseguia dar sequência aos lances ofensivos. Já o Ayacucho, além das fragilidades já apresentadas em Porto Alegre, tinha um agravante: os desfalques por Covid-19 obrigaram o time a jogar com reservas, deixando a equipe ainda mais limitada.
Graças às jogadas individuais dos garotos o Tricolor passou a levar perigo, quase a 30 minutos da etapa inicial. Gui Azevedo disparou pelo meio, levou a bola e abriu pela esquerda para Ferreira. O atacante invadiu a área e finalizou, obrigando Espinosa a espalmar para o meio da área. No rebote, Thaciano não alcançou.
Mas foi o Ayacucho quem abriu o placar, aos 39 minutos da etapa inicial. Da esquerda, Ardilles levantou bola à meia altura, na marca do pênalti. Sosa escorou para o meio de cabeça, e a bola voltou para ele. De primeira, colocado, tirou de Brenno para fazer 1 a 0 para os peruanos.
A resposta veio no minuto seguinte. Logo após a saída de bola, Ferreira recebeu e fez boa jogada individual pela esquerda. Avançou com a bola dominada, invadiu a área e bateu na saída do goleiro para igualar o marcador e levar a partida em 1 a 1 ao intervalo.
Segundo tempo protocolar e virada no fim
O Ayacucho ensaiou uma postura mais agressiva na volta do intervalo. Com Sosa e Ardilles pelo lado direito, criou algumas jogadas e levou vantagem sobre a marcação do Grêmio. Antes dos 10, quase marcou em bola parada. Sempre com Ardilles, ele cobrou falta com perigo, com a bola passando rente à trave direita do goleiro Brenno.
Os peruanos seguiram insistindo, e levando perigo especialmente na bola parada, único desafogo além de Sosa e Ardilles. De novo, aos 25, obrigou Brenno a espalmar para escanteio. No lance, aliás, o goleiro do Grêmio preocupou, ficando caído e sentindo dores.
Pelo lado do Grêmio, mais uma vez, o destaque foi Ferreira. O ponta recebia quase todas as bolas e partia sempre para a jogada individual na etapa final. Depois, com a entrada de Léo Chu, que já havia disputado o confronto contra o Esportivo, também entrou para tentar movimentar o setor ofensivo do Grêmio.
As alterações mudaram o cenário do jogo, e o Grêmio confirmou a virada no fim. Ricardinho marcou já aos 41 do segundo tempo e definiu o 2 a 1. Assim, o Tricolor avançou à terceira e última fase prévia antes dos grupos, para enfrentar o Independiente del Valle.
Copa Libertadores – Jogo de volta da 2ª fase prévia
Ayacucho 1
Espinosa; Villamarín, Delgado, Quina e Aguirre; Paucar, Rojas e Ardilles; Sosa, Vargas e Pósito. Técnico: Valter Fiori
Grêmio 1
Brenno; Vanderson, Rodrigues, Ruan e Cortez; Lucas Araújo, Darlan, Thaciano, Guilherme Azevedo e Ferreira; Ricardinho. Técnico: Alexandre Mendes
Gols: Sosa (39/1T) e Ferreira (40/1T) e Ricardinho (41/2T)
Cartões amarelos: Paucar, Villamarín (Ayacucho); Ruan (Grêmio)
Arbitragem: Esteban Ostojich (URU)
Local: Estádio Atahualpa, em Quito (EQU)
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Mulher de 75 anos sofre agressão do próprio filho em Santa Cruz do Sul
- 28 de abril de 2025
- 2 dias
Cocaína avaliada em milhões é apreendida em abordagem da PRF na BR-285
- 28 de abril de 2025
- 2 dias
Segunda-feira de sol e temperaturas amenas marca o início da semana no RS
- 28 de abril de 2025
- 2 dias
Ainda não há comentários