Três são presos pela suspeita de autoria do atentado contra promotor de Teutônia
- porJuliano Beppler da Silva
- 24 de agosto de 2023
- 2 anos

Uma advogada está entre os presos na manhã desta quinta-feira, dia 24, por suspeita na participação no atentado contra o promotor Jair João Franz, ocorrido na quinta-feira, dia 17 de agosto, em Teutônia. Juntamente com um detento que está preso na Penitenciária de Arroio dos Ratos, ela é acusada de ser mandante do ataque. Suspeito de ser o autor dos tiros também foi preso.
Foram cumpridos nesta manhã três mandados de prisão, e 14 mandados de busca e apreensão. A operação denominada Custos Legis envolveu a Polícia Civil, Ministério Público, Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Instituto-Geral de Perícias (IGP).
De acordo com a investigação, o apenado teria uma desavença com o promotor em função de sua atuação funcional, e a advogada também teria desavença pessoal contra o promotor desde 2018 quando ele coordenou uma operação no município de Teutônia, onde ela seria servidora da prefeitura na época, e teria inclusive sido exonerada de seu cargo. Juntos, eles teriam arquitetado o crime. De acordo com o Ministério Público, todos os elementos colhidos na investigação, dão certeza da participação dos dois na participação do crime.
O terceiro indivíduo preso, é suspeito de ser o executor dos disparos de arma do fogo contra o promotor. Ele foi capturado em sua casa, em Bom Retiro do Sul durante o cumprimento de um mandado de prisão temporária. De acordo com a polícia Civil, a investigação aponta que ele teria sido contatado pela dupla que planejou o ataque, e sua função era matar o promotor, o que acabou não se consumando.
Franz foi ferido no braço e no abdômen quando chegava em casa, no Bairro Centro Administrativo, na noite do dia 17. O atirador saiu do mato, do lado oposto da residência, e disparou 15 vezes na direção do promotor que estava no interior de seu veículo. Na sequência, o criminoso fugiu e não foi mais visto. A vítima foi encaminhada pelo Brigada Militar para atendimento no Hospital Estrela, onde foi atendido e liberado.
Em entrevista coletiva nesta manhã, o Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul Sandro Caron de Moraes destacou que o município de Teutônia, e região, seguirão com reforço policial por período indeterminado, e que qualquer tipo de ataque ao Estado, será tratado pelas autoridades policiais com resposta desproporcional.
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Polícia Civil desmantela esquema de extorsão no Vale do Sinos e bloqueia R$ 13 milhões
- 16 de abril de 2025
- 4 dias
Ainda não há comentários