Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

MetSul alerta que chuva entre hoje e amanhã, pode deixar “situação crítica”

Foto: Juliano Beppler

O Rio Grande do Sul volta a viver o drama das águas com cidades inundadas, enchentes com rios transbordando, mortes e estragos, repetindo as cenas do segundo semestre do ano passado que marcou o auge do evento do El Niño de 2023-2024 e que foi responsável por inundações de proporções históricas no estado.

A MetSul Meteorologia alerta que o cenário é muito complicado com a perspectiva de mais chuva se somando ao que já choveu, o que fará a situação no estado crítica com prejuízos materiais consideráveis e elevado risco de perdas de mais vidas humanas.

Os acumulados de chuva em 96h até o fim da tarde de ontem, dia 30, em várias cidades gaúchas eram extremos e mesmo extraordinários em alguns municípios com acumulados em apenas quatro dias acima de 400mm, equivalente a dois meses de chuva.

Ainda de acordo com a MetSul, o cenário deve evoluir para extremamente grave. Várias cidades devem enfrentar situação de calamidade a desastre. Em locais em que já choveu 200mm a 400mm, os dados de modelos numéricos indicam mais 150mm a 300mm ou mais, até sábado.

Isso faria com que em só uma semana os acumulados em parte do estado fiquem entre 500 em 700 mm, considerando que já choveu 300 mm a 450 mm em vários municípios. Para se ter ideia do que estes números representam, em apenas uma semana parte do território gaúcho deve ter mais chuva do que costuma cair, em média, em todos os meses do outono somados. Mais do que isso, algumas cidades devem ter um terço do que chove em um ano inteiro em uma semana.

Clique aqui e acompanhe a medição do nível do rio Taquari.

MetSul

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também