Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Gol de Placa estreia no Vale do Taquari com foco na inclusão pelo esporte

Projeto promove prática esportiva, acolhimento e desenvolvimento. (Foto: Divulgação)

O projeto “Gol de Placa”, que há três anos transforma a vida de crianças no Vale do Sinos por meio do esporte, está ampliando seu alcance e chega ao Vale do Taquari. A nova base será instalada em Bom Retiro do Sul, com início das atividades previsto para o mês de maio. A APAE do município será a principal parceira nesta nova etapa da iniciativa.

O projeto que tem como idealizadores e coordenadores Jerônimo Freitas e Lucas Martin, atende crianças com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down, promovendo encontros semanais com atividades esportivas — especialmente o futebol — conduzidas por profissionais especializados e capacitados para trabalhar com esse público.

A expansão para o Vale do Taquari vem na esteira do sucesso consolidado da iniciativa no Esporte Clube Novo Hamburgo, onde cerca de 70 crianças já participam das ações. O “Gol de Placa” é coordenado pelo Instituto Vó Dina / Antônio Freitas (VDAF), em parceria com o Esporte Clube Novo Hamburgo, a Vale World e as APAEs.

Apae de Bom Retiro do Sul é parceira da iniciativa. (Foto: Divulgação)

Além de promover a prática esportiva, o projeto oferece um espaço acolhedor que estimula o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças. A proposta busca fortalecer aspectos como autoestima, autonomia e convivência em grupo, contribuindo para uma maior inclusão social.

Segundo os idealizadores, os benefícios do esporte são amplos: vão desde a melhoria na coordenação motora e no tônus muscular até o fortalecimento de vínculos sociais e afetivos, proporcionando uma melhor qualidade de vida às crianças atendidas.

Nos próximos dias, representantes do projeto visitarão outras APAEs da região para ampliar o alcance e garantir a participação de mais famílias no núcleo de Bom Retiro do Sul. As atividades serão realizadas aos sábados, com estrutura adaptada às necessidades específicas de cada criança.

Você pode acompanhar mais sobre o projeto no perfil do Instituto Vó Dina / Antônio Freitas (VDAF) no Instagram.

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também