Previsão de fortes chuvas coloca diversas regiões do RS em alerta nesta sexta-feira
- porJuliano Beppler da Silva
- 9 de maio de 2025
- 2 meses

Foto: Divulgação
O Rio Grande do Sul deve enfrentar uma sexta-feira (9) marcada por instabilidade climática em todas as regiões, devido à chegada de uma frente fria, conforme alerta da MetSul Meteorologia. A previsão indica precipitações intensas em algumas áreas, com possibilidade de alagamentos, inundações repentinas e enxurradas.
As chuvas mais expressivas são esperadas principalmente no Oeste gaúcho, na Depressão Central, em partes da Metade Sul (especialmente ao norte de Pelotas), nas Missões e nos vales. Nessas localidades, os volumes podem variar entre 50 mm e 100 mm em menos de três horas, e atingir até 150 mm em um intervalo de seis horas — índices considerados extremamente elevados.
Além do grande volume de chuva, há risco de temporais localizados, acompanhados de rajadas de vento e granizo, sobretudo nas regiões central e norte do estado. A tendência é de que o tempo comece a melhorar no final do dia, especialmente no Oeste e parte do Sul, com queda nas temperaturas.
A capital Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana também estão em atenção, devido à possibilidade de pancadas fortes entre a manhã e a tarde. A MetSul adverte que, mesmo com divergências entre os modelos meteorológicos, os acumulados previstos podem impactar os sistemas de drenagem urbana.
A chuva que já caiu na quinta-feira (8), somada à previsão para esta sexta, pode elevar o nível de rios em algumas regiões. No entanto, os meteorologistas afirmam que o cenário, até o momento, não se compara às enchentes históricas registradas em maio de 2024.
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Massa polar traz semana de frio intenso ao Sul do Brasil
- byJuliano Beppler da Silva
- 29 de junho de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Dois pedestres morrem atropelados por carro no acostamento da BR-386 em Fontoura Xavier
- 30 de junho de 2025
- 14 horas
Rio Taquari estabiliza às 6h30 desta segunda (30) em Estrela e Lajeado após novo episódio de cheia
- 30 de junho de 2025
- 14 horas
Ainda não há comentários