Justiça bloqueia R$ 2,8 bilhões em golpe de descontos ilegais em benefícios do INSS
- porJuliano Beppler da Silva
- 12 de junho de 2025
- 1 mês

Foto: Divulgação
A Justiça Federal determinou o bloqueio de cerca de R$ 2,8 bilhões de reais de 14 associações e sete instituições financeiras suspeitas de aplicar descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. A decisão foi tomada em caráter liminar, após ação movida pela Advocacia-Geral da União (AGU), e busca garantir a restituição dos valores cobrados de forma irregular.
As entidades envolvidas são acusadas de cadastrar beneficiários do INSS como associados sem consentimento, permitindo a cobrança automática de mensalidades diretamente do pagamento dos aposentados. Em muitos casos, os idosos sequer sabiam que estavam sendo filiados ou que estavam autorizando qualquer tipo de débito.
De acordo com a AGU, os valores bloqueados servirão para ressarcir os segurados prejudicados. As práticas envolvem crimes como falsidade ideológica, apropriação indébita e violação da proteção de dados pessoais. A AGU também apontou que o sistema de consignações utilizado pelo INSS estava sendo explorado por essas entidades para aplicar o golpe de forma sistemática.
A Justiça também ordenou que as instituições cessem imediatamente os descontos e apresentem os dados detalhados das cobranças realizadas. A investigação continua, e outras medidas judiciais podem ser tomadas conforme o avanço do caso.
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Em nova operação da PF, Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de acessar redes sociais
- 18 de julho de 2025
- 11 horas
Morre no hospital, mulher envolvida em acidente enquanto ia trabalhar
- 18 de julho de 2025
- 12 horas
Polícia avança em combate ao crime com nova etapa da Operação Oberst
- 18 de julho de 2025
- 12 horas
Ainda não há comentários