PF prende “Careca do INSS” e empresário acusados de desviar milhões de aposentados
- porJuliano Beppler da Silva
- 12 de setembro de 2025
- 8 meses

Foto: Divulgação
A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (12) Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti. A ação faz parte da Operação Cambota, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em São Paulo e no Distrito Federal. A investigação apura crimes de obstrução de Justiça, ocultação e dilapidação de patrimônio.
Segundo a PF, “Careca do INSS” já havia sido alvo da Operação Sem Desconto, em abril. Ele teria movimentado mais de R$ 53,5 milhões, incluindo repasses de R$ 9,3 milhões a servidores do INSS suspeitos de corrupção. Descrito como “pagador de vantagens indevidas”, é apontado como figura central no esquema de descontos ilegais.
Já Camisotti é suspeito de ser sócio oculto da Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec), terceira maior entidade beneficiada pelas fraudes. Ele é investigado por lavagem de dinheiro e participação direta na engrenagem financeira do grupo.
Um escritório que teria recebido valores do esquema também foi alvo de buscas. Até o momento, as defesas dos investigados não foram localizadas.
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
STF determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha
- byJuliano Beppler da Silva
- 15 de janeiro de 2026
Mais Lidas
Mais Recentes
Forte vento causa destelhamentos e derruba estrutura de depósito em Bom Retiro do Sul
- 15 de janeiro de 2026
- 3 meses
Dona Nadit chega aos 100 anos: uma vida simples, marcada pela fé, pela família e pelas flores
- 15 de janeiro de 2026
- 3 meses








Ainda não há comentários