Giro do Vale

Giro do Vale

domingo, 7 de dezembro de 2025

ATENÇÃO: Ciclone deve trazer fortes ventos e considerável volume de chuva ao RS

Modelos projetam poderoso ciclone rente à costa gaúcha (METSUL)

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta urgente para um centro de baixa pressão extremamente profundo que avança para o Sul do Brasil neste começo de semana, originando um ciclone intenso incomum na região. Com valores de pressão atmosférica mais típicos de ciclones tropicais no Atlântico Norte ou extratropicais poderosos ao Sul do continente, o sistema chega em uma atmosfera aquecida por temperaturas acima de 40°C, criando uma “combinação explosiva” de alto risco para tempo severo.

O ciclone deve afetar o Rio Grande do Sul e outros estados do Sul a partir de segunda-feira (8), com uma grande onda de tempestades isoladas que se estende ao Centro-Oeste e Sudeste até terça (9). Os maiores perigos incluem vendavais com rajadas acima de 100 km/h, capazes de causar danos significativos, granizo e ventos fortes em temporais isolados. Embora a chuva seja irregular, em pontos específicos pode ser excessiva, com acumulados de 100 mm a 200 mm em poucas horas, levando a enxurradas e inundações repentinas.

Na quarta-feira (10), o vento do ciclone soprará intensamente por horas seguidas, com rajadas próximas ou acima de 100 km/h em praticamente todo o Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre. O fenômeno pode provocar supercélulas, vendavais destrutivos e impactos no setor elétrico devido à duração das rajadas. A sequência de dias de altíssimo risco vai de segunda a quinta (11), quando o ciclone começa a se afastar.

Fique atento aos avisos, evite áreas de risco e prepare-se para possíveis interrupções em energia, transporte e segurança. O Vale do Taquari e região devem monitorar de perto, com sol forte no fim de semana dando lugar à instabilidade.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também